Celso Jatene

Artigos

Destaques

Indique este site

|x|

O mundo inteiro comemorou em 9 de novembro o aniversário de 20 anos da queda do muro de Berlim.

Talvez, este tenha sido, senão o mais, um dos mais importantes fatos ocorridos nos últimos cem anos no que diz respeito as liberdades individuais.

Quando assisti à queda do muro tive sentimentos como emoção, alegria, alívio, uma sensação de igualdade... Mas ao assistir as reportagens sobre os 20 anos da queda do muro, o sentimento foi mais doméstico, mais próximo do dia a dia da nossa cidade e dos cidadãos e cidadãs que moram aqui em São Paulo. Como fazer para derrubar definitivamente o “muro” da desigualdade em nossa cidade?

Ainda falta muito para que nosso transporte sirva verdadeiramente quem tem a necessidade de usá-lo. A escola pública não consegue manter um nível que equipare o seu aluno aos alunos das escolas particulares. A moradia não dá dignidade ao cidadão humilde após uma jornada de trabalho, que aliás, tem jogado, por dia, centenas de pessoas na informalidade para garantir o sustento mínimo das suas famílias. A saúde - tema constante nas campanhas eleitorais - não atende, não marca consultas, nem exames, brinca com a vida das pessoas.

São Paulo é a cidade que mais produz riqueza em nosso país, mas está muito longe de derrubar o “muro” invisível que distancia as pessoas colocando um grande número de cidadãos abaixo da linha da pobreza. Não presta o serviço público adequado, principalmente no transporte, educação, moradia, trabalho e saúde.

Quem vive do lado bom do “muro” não enxerga, por exemplo, quantos jovens se perdem no crack por falta do bom encaminhamento nos bairros mais distantes da nossa cidade.

O dinheiro público arrecadado não é suficiente e precisa ser bem direcionado. Deve atender o cidadão que necessita do serviço público, aquele que não possui carro, nem plano de saúde, que não pode pagar escola particular, etc.

O Ministro Adib Jatene costuma dizer que “política não é a arte do possível como dizem, mas sim a arte de tornar possível o necessário”. Não tenho dúvida de que  
o que há de mais necessário em nossa cidade é cuidar das pessoas... assim, quem sabe daqui 20 anos estaremos comemorando a queda do “muro” da desigualdade.

Voltar

Comentários

"Concordo contigo Vereador Celso Jatene o trabalho do bom político é fazer o dinheiro público render e não escorrer pelo ralo. Parabéns pelo vosso ótimo trabalho no legislativo municipal de SP. Sergio Murback"

por: Sergio de Oliveira Murback
25/03/2012 18:53.

vereador@celsojatene.com.br