Celso Jatene

Artigos

Destaques

Indique este site

|x|

Por Celso Jatene Publicado na revista Taw Jardins (Clube Pinheiros)

"À beira da falência, o atendimento de saúde de nossa cidade não oferece dignidade à população. Dois projetos, a efetivação do programa 'Qualis' e a criação de um Zoneamento de Saúde, são importantes passos nesse resgate. Embora já exista o 'Qualis', ainda não é encampado pelo poder público municipal. Seu autor é o Dr. Adib Jatene, meu tio. Em cada bairro onde é instalada uma unidade do 'Qualis', são recrutados Agentes Comunitários de Saúde residentes no local para atender 250 famílias cada um. Para cada cinco Agentes corresponde uma Equipe Básica de Saúde: um médico e duas enfermeiras. Além de gerar empregos na região, essa medida reintroduz na sociedade a figura preciosa do "médico de família". É essa a grande vantagem do 'Qualis': prevenir, orientar e acompanhar o quadro de saúde da população, minimizando custos.

Democratizando o atendimento hospitalar ! O Zoneamento de Saúde também é fruto de estudos do Dr. Adib Jatene - sua meta é democratizar a distribuição de leitos hospitalares em regiões de alta densidade demográfica onde a oferta chega literalmente a zero, casos os de Cidade Tiradentes, Capão Redondo, Brasilândia, Jardim Ângela e outros "órfãos" do poder público.

Nossa intenção com a implantação do Zoneamento de Saúde é dificultar a construção de novos leitos na região central, criando incentivos (cessão de terrenos, construção de hospitais, instalações etc) para a construção de pequenos hospitais.

Esses hospitais (de 50/60 leitos cada) darão todo o primeiro atendimento, absorvendo até 90% da demanda local. Casos delicados serãao transportados para um centro médico melhor equipado. Essas são medidas relativaamente simples, mas de reflexo imediato na qualidade de vida de todos os habitantes de nossa cidade."

Voltar

Comentários

Nenhum comentário cadastrado.
vereador@celsojatene.com.br